quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

"ANO NOVO"

Entramos em mais um ano novo. Mudança de vida geralmente é o lema principal no começo do ano. Mas sinto que a palavra mudança não cai muito bem. Mudar. Parece que tudo que fizemos até então está errado, caminhando para o lado contrário. E na verdade deixamos de fazer, pois tudo que plantamos colhemos. É dessa forma que devemos encarar e não tomar como mudança, e sim agir. Temos que fazer todos os dias, são todos iguais, e não é a troca de ano que vai diferenciar. Somos a diferença.
Acabamos condicionados a um pensamento datal comum como a páscoa, o dia dos pais ou o natal. Todos dias são normais como os outros. Se fizermos a diferença todos os dias não precisaremos esperar pelo fim de ano para correr em direção de nossos objetivos.
Hoje é um bom dia pra fazer acontecer, amanhã também, e depois e depois. "Ano novo vida nova". Prometer não é fazer. Se estamos passando por problemas diversos, não é porque o ano não será bom, ou porque o ano passado foi horrível, e sim porque perdemos o controle da situação. Cada um tem a sua vida para cuidar, e por vários motivos acabamos nos desprendendo do que nos importa, e ficamos perdidos em um ano com 365 dias para buscarmos nossas oportunidades de vida melhor.
Existem sim dias de sorte e de azar, mas todos tem. Somos todos iguais, assim como os dias, os anos e as esperanças. Viver bem é uma esperança comum. Principalmente no começo do ano. Todos queremos viver bem todos os dias do ano. Mas precisamos conquistar, nada é assim tão fácil. Podemos começar neste dia a lutar sem pensar que dia é, ou que ano estamos. "Ano novo luta nova".


texto de Fernando Thadeu Fonseca dos Santos

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Fernando...

Vc e um jornalista nato.
Tem o dom de expressar, por isso nao se dobre diante das lutas, pois elas servem pra que vc fique ainda mais forte.
Sei que sera muito bem suscedido em sua carreira, por isso nao existe bastalha sem luta, a vitoria vem, se nao recuar-mos.
Continue firme, meu querido.

Feliz 2008! que seja um ano de muitas surpresas maravilhosas.

bjs

Alexandre disse...

Olá meu caro. Lembra-se do seu "antigo" professor de História da Comunicação?

Parabéns pela iniciativa de participar do projeto coordenado pela professora Ana. Vou acompanhar as produções.

Quanto ao texto, você acertou no tamanho. Os internautas não podem ficar muito tempo lendo textos muito grandes. Mas você pode escrever de maneira mais concisa, pois lembro de suas intervenções na aula. Vamos lá.

Prof. Alexandre

Marcelo Fabri disse...

Opa...gostei do texto e a idéia de mudança e promessa que você apresentou. Muito sensata. Gozado é que essa idéia que você defendeu me inspirou para escrever o próximo texto que a Ana sugeriu. Sobre as escolhas. O texto ainda não chegou na ponta dos meus dedos , mas deve estar no cotovelo esquerdo. Sou canhoto.
Abraço

Anônimo disse...

Oi, Fernando...

Parabéns pelo texto e pela ousadia de negar aquilo que todos fazem, Promessas de Ano Novo, todo dia é dia, todo dia é um dia possível para se re-começar.No entanto, precisamos sim de ritos e rituais para que ao menos nos lembremos de que é preciso re-começar sempre, por quê ? Porque nada nesta vida é permanente e tudo é interdependente.Você é prova disso, não ?
Força e resistência, meu jovem, não tenha medo de mudar.
Como já disse Alexandre, procure uma linguagem mais concisa, mais enxuta. Tente, exercite, você consegue.

Beijos

Anônimo disse...

Querido Primo...

Adorei teus textos expressam o que estais sentindo. É muito bom quando colocamos/ expressamos o que há dentro de nós, lições de vida não sei, mas sentimentos e acontecimentos que nos levam a subir mais um degrau em nossas vidas.
É isso aí meu querido a sua vida é uma escadaria e a cada dia você sobe mais alto e é assim que vejo os seus textos de uma forma louca mas totalmente real.
Acredito em você e confio em ti meu querido primo, eu te adoro e o que você escreve é simplismente uma fase da sua vida que está passando e você crescendo, só tenho que desejar PARABÉNS, te adoro demais.

Beijos

Camila Pelegrini