terça-feira, 26 de junho de 2007

O comportamento desumano.

Ontem quando vinha da faculdade, resolvi subir de ônibus, pois tinha meio quilo de moedas no bolso da calça. Aquele bolsinho da calça jeans que só serve para guardar tranqueiras pequenas, balas, e moedas. Na hora de pagar percebi que não tinha o valor da passagem só em moedas, eram todas miúdas, então dei uma nota de dez reais, e mais umas moedinhas, facilitando assim e esperando que o cobrador me desse o troco "sem moedas". Primeiro ele me deu o troco errado, faltando dinheiro, e com um monte de moedas. Voltei e o avisei do erro, depois de refazer as contas, ele me deu o troco errado denovo, agora a mais, e novamente mais um monte de moedas, ele estava conversando com uma moça, por isso da distração. Mas quando contei ainda tive o espirito de porco de pensar em ir embora e não falar nada. E foi exatamente isso que me chamou a atenção. Esse instinto de fazermos coisas erradas, de querer ganhar traiçoeiramente, que nos instiga sempre quando há alguma oportunidade. Outro dia também, estava na fila do banco, quando vi um senhor, que era senhor, mas não aposentado. Estranho, só porque ele não é aposentado não poder ir na fila de aposentados, eu percebi de alguma maneira sua atitude de querer sair ganhando com a mudança de fila, pois quando chegou veio para a fila onde eu estava, e quando ele viu a demora, achou melhor trocar de fila. Todos perceberam a astúcia daquele senhor. Que não era tão senhor assim, e também não era aposentado, mas tinha cabelo branco. Eu não fiquei nem um pouco bravo com a atitude dele, mas o ar da fila mudou, senti que todos falavam mal daquele senhor que não era tão senhor assim, nem aposentado, mas tinha cabelo branco. E alguns achavam que ele tinha cara de pau também.
Isso está no nosso dia a dia, sempre percebemos alguém querendo ganhar alguma coisa em cima dos outros. Como podemos pensar desse jeito? De que maneira vemos coisas como um jovem não dar lugar para uma senhora no metrô, ou uns empurrando os outros para entrar e pegar o melhor lugar, ou o mais confortável e não ficamos indignados? Porque eu pensei de ir embora com o bolso cheio de moedas e com a passagem do ônibus de graça? Com certeza é porque temos isso na nossa convivência. Mas não precisamos cair na mesma desgraça para deixar de nos sentirmos mal. Pois que mal você senti quando assisti a alguém se saindo bem? Indignação ou inveja? Gostaria de estar lá no lugar daquele que ganhou um lugar no metrô, ou aquele que ganhou cinco moedas a mais no ônibus?


texto de Fernando T.F.dos Santos

Um comentário:

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado